No Brasil estamos vivendo um período em que a supervalorização de culturas importadas pela globalização da informação, sobrepõe-se às nossas tradições, entrando em um processo gradativo de desvalorização da cultura genuinamente brasileira.
O patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim tem sofrido intenso processo de deterioração, principalmente os patrimônios arquitetônicos, através de seus casarios e dos velhos engenhos construídos no período da aristocracia canavieira. Embora não podemos esquecer os patrimônios imateriais que já estão em avançado processo de extinção.
O Centro Esportivo e Cultural, juntamente com a família do cearamirinense Julio Gomes de Senna, engenheiro agrônomo que tanto contribuiu para o registro da história do município, quando publicou os livros Ceará-Mirim Exemplo Nacional volumes I e II e, também, registrou através de fotografias o cotidiano da cidade nas décadas de 1930 a 1970, estão promovendo o “I Concurso de Fotografias Dr. Julio Gomes de Senna”, com o objetivo de divulgar e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural de Ceará-Mirim, através das escolas publica e privada.
O concurso levará os alunos do município a pesquisar, conhecer e divulgar o patrimônio histórico e cultural do município através da “I Exposição Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim” que será realizada pelo Centro Esportivo e Cultural nos dias 05 e 06 de Agosto de 2010.
As pesquisas realizadas pelos estudantes de Ceará-Mirim proporcionará o acesso ao conhecimento da história e da formação sócio-econômica e cultural de nosso povo. Dessa forma esperamos acender a chama do "patriotismo" local de modo que nossas tradições sejam revigoradas e valorizadas por esta geração "cibernética".
O olhar através da fotografia possibilitará o aluno a ver o patrimônio de Ceará-Mirim com mais sensibilidade o que tornará possível uma visão crítica sobre a importância da preservação e da manuntenção da memória baquipiana.
O Centro Esportivo e Cultural através da Diretoria de Cultura tem buscado contribuir para o desenvolvimento cultural de Ceará-Mirim, no entanto, a instituição não tem condições de manter projetos culturais permanente, por isso, espera o apio cultural do comercio local, dos amigos do Centro e dos amantes de Ceará-Mirim.
Informações com Gibson Machado: 9104-9145
Nenhum comentário:
Postar um comentário